Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Next

Corais cantam na Catedral para abrir final de semana do Mia Cara Curitiba

NextMag 24/05/2018 SAVE THE DATE Nenhum Comentário
Corais cantam na Catedral para abrir final de semana do Mia Cara Curitiba

 

Música na Catedral Metropolitana, violão e violino na Capela Santa Maria, cinema de Pasolini e teatro para as crianças com Pinóquio. O final de semana do Mia Cara Curitiba tem muitas atrações para todas as idades. Toda a programação é gratuita.

 

Na sexta-feira (25/5), 19h30, a Catedral de Curitiba recebe seis corais especializados em música italiana em única apresentação. O repertório faz um apanhado da tradição musical da Itália, dos eruditos aos populares. Entram nos repertórios compositores clássicos como Giuseppe Verdi (“Và Pensiero”), da virada do século XIX como Bepi de Marzi (“Ave Maria”) e Giovanni Capurro (“O Sole Mio”) e modernos do século XX como Franco Migliacci (“Volare”). Participam o Coral da Sociedade Dante Alighieri, Escola de Cantores S. Pio X, Coro Itálico – Centro de Cultura Italiana, Coral Folclórico Italiano Santa Felicidade, Coral Charitas e Coral da Catedral Basílica de Curitiba.

 

Também na sexta-feira, às 20h, o Espaço Cultural Capela Santa Maria recebe o violonista italiano Vincenzo Cortese e o violinista Winston Ramalho. Nascido em Nápoles, Cortese está há 30 anos no Brasil. Foi presidente do Instituto Fondazione Italia, responsável por eventos de música clássica e mostras de cinema italiano. Como tenor solista, passou pelos maiores teatros do Brasil, além de cantar na Argentina, Uruguai, Inglaterra, Estados Unidos e Itália.

 

Winston Ramalho atua como diretor musical e spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba. Venceu concursos nacionais e internacionais, como Jovens Instrumentistas do Brasil e Shell Competition for Young Musicians (Inglaterra). Na apresentação, se revezam entre momentos solo e em dupla, apresentando composições do renascentista Girolamo Frescobaldi e dos clássicos românticos Niccolo Paganini e Mauro Giuliani.

 

Durante o final de semana,  mostra “O Cinema Segundo Pasolini” continua na Cinemateca, exibindo filmes do diretor italiano Pier Paolo Pasolini, com curadoria de Antonio Cava. Após a abertura na quinta (24), a programação continua na sexta com “Accatone, Desajuste Social” e “Mamma Roma, sábado com “Mamma Roma” e “Accatone, Desajuste Social” e no domingo com “RoGoPaG, Relações Humanas” e “O Evangelho Segundo São Mateus”. As sessões acontecem às 18h e 20h. O espaço tem ainda a mostra fotográfica “O Evangelho Segundo Pasolini”, com imagens das gravações de “O Evangelho Segundo São Mateus”, de 1964.

 

No Teatro Lala Schneider, acontece o espetáculo infantil “Pinóquio”, no sábado e domingo (26 e 27), às 17h. A peça é um clássico do autor italiano Carlo Collodi, e ganha adaptação musical dirigida por João Luiz Fiani, interpretada pelo Grupo de Teatro Peripécia.

 

Foto: Daniel Sorrentino / clix.fot.br

www.miacara.com.br

Like this Article? Share it!

Leave A Response