Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Next

LANAC oferece exames de glicose gratuitos e 50% de desconto nos exames de PSA

NextMag 09/11/2017 HEALTH Nenhum Comentário
LANAC oferece exames de glicose gratuitos e 50% de desconto nos exames de PSA

Médicos prestam orientação e atendimento gratuitos para a população de Curitiba sobre doença que atinge mais de 16 milhões de pessoas no Brasil

 

O Centro Paranaense de Oftalmologia (CPO), juntamente com a Associação Paranaense do Diabético Juvenil (APAD) e a Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), promovem no dia 11 de novembro (sábado) a quinta edição da Campanha do Dia Mundial do Diabetes, que tem a proposta de alertar a população sobre os riscos do Diabetes Melitus para os olhos, através de orientação médica gratuita.

O LANAC – Laboratório de Análises Clínicas participa do evento com mil testes de glicemia capilar gratuitos para os participantes, exame realizado com uma gota de sangue tirada do dedo.  Para realizar o exame, é necessário jejum de 8 a 12 horas. O laboratório oferece também exames de creatinina, para quem tiver indicação após consulta com o oftalmologista. Ao longo do dia, as “10 Estações” de atendimento que integram o evento realizarão além dos exames de glicemia, aferição de pressão arterial sistêmica e exame de fundo de olho, todos efetuados por oftalmologistas e técnicos especializados. Em 2016, a ação contou com a participação de 110 colaboradores multidisciplinares (entre oftalmologistas, profissionais de Nutrição e Educação Física), impactando positivamente 2 mil pessoas com 7,2 mil exames de diversas especialidades, tudo gratuitamente.

Dados indicam que a maioria dos pacientes não tem acesso à educação em diabetes, devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados; o diabetes é uma das principais causas de cegueira irreversível; 90 % das pessoas que tem diabetes, não sabem que pode causar cegueira.

 

10 Estações de atendimento – com serviços como:

 

·         Atendimento e orientação a pacientes com glicemia e pressão alta – LANAC.

·         Realização de exame de fundo de olho e orientações médicas direcionadas ao paciente diabético.

·         Nutricionistas e estudantes de nutrição, abordando as relações da obesidade com o Diabetes Melitus.

·         Alunos de Educação Física orientarão o público sobre as atividades físicas indicadas para cada caso.

·         Médicos Endocrinologistas.

·         Realização de fotocoagulação a laser para tratamento de retinopatia diabética.

·         Exame do pé diabético;

·         Obesidade x Diabetes;

·         Cardiologia.

 

Além dessa ação, LANAC oferece 50% de desconto nos exames de PSA

Depois do Outubro Rosa, o mês de novembro é conhecido pela preocupação com a saúde masculina e prevenção do câncer de próstata, chamado de Novembro Azul. O LANAC – Laboratório de \análises Clínicas oferece 50% de desconto nos exames de PSA e PSA Livre para a população, com valores de RR55 e R$77,55 respectivamente, durante todo o mês de novembro.

O câncer de próstata é a terceira principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão e o câncer colorretal. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer, para 2016 e 2017, são de 61.200 novos casos da doença. Cerca de um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida.

O PSA – Dosagem do Antígeno Prostático Específico –  é um dos marcadores tumorais mais solicitados pelos médicos em todo o mundo, e também é utilizado para revelar inflamações ou traumas na próstata e o crescimento benigno da glândula  “O PSA pode estar normal ou aumentado e a dosagem é realizada por amostra de sangue. Geralmente, até 4 ng/ml do antígeno no sangue é considerada uma taxa normal. Acima disso, o paciente realiza um novo teste de PSA e, eventualmente, deve fazer exames complementares para determinar a origem desse aumento”, explica o bioquímico e responsável técnico do LANAC, Marcos Kozlowski. Ainda, a taxa elevada desse antígeno indica um problema de funcionamento da próstata, mas não é suficiente para diagnosticar o câncer. “Por isso é necessário que os pacientes realizem exames complementares e consultem regularmente um médico de confiança”, completa o especialista.

 

 

Serviço – 5ª Campanha do Dia Mundial do Diabetes

Data: 11 de Novembro (sábado)

Local: Estacionamento do Palácio Iguaçu – em frente a Praça Nossa Senhora de Salete

Horário: das 9h às 16h

Informações: 41 3095-1776

• Organização: Combo Action

Like this Article? Share it!

Leave A Response