Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Next

Massagem reduz níveis de cortisol e aumenta a defesa do organismo

NextMag 09/11/2017 HEALTH Nenhum Comentário
Massagem reduz níveis de cortisol e aumenta a defesa do organismo

 

Pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, patrocinados pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, uma divisão do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, recrutaram 53 adultos saudáveis e aleatoriamente submeteram 29 deles a uma sessão de 45 minutos de intensa massagem sueca, e os outros 24 a uma sessão de massagem leve. Foram inseridos cateteres intravenosos em todos os participantes, para que amostras de sangue fossem colhidas imediatamente após a massagem e novamente uma hora depois. Para surpresa dos pesquisadores, uma única sessão de massagem foi capaz de causar alterações biológicas em quem a recebia.

Os voluntários que foram submetidos a massagem sueca experimentaram reduções significativas nos níveis do hormônio do estresse, o cortisol, no sangue e saliva, e no nível de um outro hormônio que pode causar elevações de cortisol. Eles também tiveram aumento no número de linfócitos, os glóbulos brancos do sangue que fazem parte do sistema imunológico – responsável pelas defesas do corpo. Os voluntários da massagem leve experimentaram elevações da oxitocina, um hormônio associado ao contentamento e à confiança, maiores que no grupo da massagem sueca, e reduções mais acentuadas de um hormônio que estimula as glândulas adrenais a liberar o cortisol.

Segundo o massoterapeuta da Eden Clinic, Roger Kornin, além do relaxamento físico e mental, a massagem oferece diminuição de estresse e da ansiedade, alívio da tensão e dores musculares, melhora da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imune, ajuda também a estimulação e equilíbrio do sistema intestinal e a ter um sono mais regular, entre outros benefícios. “É necessário fazer uma anamnese com cada paciente para identificar as necessidades individuais, e assim indicar o estilo de massagem que atende às expectativas de cada um”, explica Roger, lembrando que os benefícios já são percebidos em uma única sessão, e o tratamento contínuo prolonga os resultados.

 

Like this Article? Share it!

Leave A Response