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Pátio Batel e Centro Europeu divulgam resultado de desafio gastronômico

NextMag 14/05/2018 SAVE THE DATE Nenhum Comentário
Pátio Batel e Centro Europeu divulgam resultado de desafio gastronômico

Competição inédita incentiva lançamentos de produtos para trazer inovação para a gastronomia curitibana; chocolates sem glúten e sem lactose e smoothies que seguem o conceito de “super food” foram os vencedores 

 

Gerar negócios lucrativos vinculados a novas startups ou startups em desenvolvimento, sempre com foco na criação de soluções e experiências gastronômicas inéditas para o mercado de Curitiba: esse é o objetivo do Desafio Gastronômico de Startups. O concurso é uma iniciativa do Pátio Batel como parte do projeto do Pátio Gastronômico, idealizado em conjunto com a Mapie. A competição contou ainda com a parceria do Centro Europeu, principal escola de gastronomia do Brasil, responsável pela escolha e suporte dos empreendedores finalistas, que foram divulgados durante evento na noite da última quinta-feira, 3 de maio, no Pátio Batel.

 

Felipe Soifer, diretor do shopping, acredita que o Pátio Batel inova mais uma vez, ao oferecer oportunidades para novos talentos na cena gastronômica Curitiba. “A experiência está sendo fantástica. A postura do Pátio Batel de fomentar o empreendedorismo, por meio da criação de novos espaços gastronômicos em um lugar de grande exposição, para contribuir com a realização dos sonhos das pessoas, é uma iniciativa marcante. Essa é uma oportunidade que deve ser agarrada pelos participantes”, afirma.

 

Os projetos vencedores do 1º Desafio Gastronômico de Startups, foram: Flè Cacau e Oliva (chocolates a base de azeite, sem glúten e sem lactose) e Spark Co (smoothies funcionais).

 

A proposta da Flè Cacau é criar chocolates artesanais para agradar os olhos e o paladar: com beleza e maciez. Os produtos são feitos com ingredientes naturais e sem aditivos. A empresa já comercializa barras e trufas de chocolate e, com a operação no Pátio Batel, vai trazer novidades para o público.

Os smoothies do Spark Co atendem as necessidades dos apreciadores da linha fit. Sem açúcar, são feitos com frutas e ingredientes variados, que podem ser consumidos em qualquer hora do dia. As bebidas seguem o conceito de super food, termo usado para designer os alimentos que todos os nutrientes necessários para manter uma dieta saudável.

 

As demais equipes finalistas foram: Friend and Fish (explora o conceito de alimentação pocket, que pode ser servida em “caixas”), Original Munich Express (a especialidade será um sanduíche alemão) e Racler (pratos à base de queijo raclette).

 

Inovação saborosa

 

O Desafio Gastronômico de Startups identificou ideias inovadoras em modelos de negócio, produtos, processos, serviços e tecnologias em operações gastronômicas, valorizando projetos exclusivos com foco em alimentos e bebidas. “O objetivo é estimular o empreendedorismo e as boas ideias”, acrescenta Giulia Quirino, superintendente do Pátio Batel.

 

Para se inscrever na competição, os participantes apresentaram sua proposta e um plano de negócios (na plataforma Canvas). Os projetos foram analisados por um júri técnico, que selecionou 15 equipes/startups que deram sequência ao Desafio Gastronômico de Startups. Os vencedores terão suas lojas subsidiadas com tempo máximo de permanência de 1 ano -  período ideal de teste mercadológico para que a empresa se consolide e mude para um novo espaço. Eles também terão mentoria e acompanhamento do negócio por uma equipe formada por profissionais do Centro Europeu.

 

O chef Celso Freire, que compôs o corpo de jurados,  disse que se surpreendeu com a qualidade e profissionalismo dos cinco finalistas. “Foram projetos muito bem elaborados e quero parabenizar o Pátio Batel e o Centro Europeu pela inciativa de colocar essa moçada, que está no início de suas carreiras numa vitrine tão almejada. Aqui começa um novo desafio e quem sabe a grande guinada da vida desses empreendedores”, comentou Celso Freire.

 

Dudu Sperandio, que comanda grandes restaurantes de Curitiba e é professor do Centro Europeu,  relata que se surpreendeu com  todos os produtos, e que será cliente assíduos dos criadores de chocolates e smoothies. “Desejo a todos muito sucesso na gastronomia de Curitiba e até no mercado nacional”.

 

Rogério Gobbi, conselheiro do Centro Europeu, parabenizou todas as equipes que tiveram a coragem de se inscrever no desafio. “Nós continuaremos incentivando os vencedores, durante as mentorias na operação, por um ano, e já convidados os corajosos e empreendedores a participarem da próxima edição, em 2019”, finaliza.

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